kim walachai produtora de conteudo

Benchmarking: O que é e como aplicar em seu negócio

Benchmarking é uma análise estratégica adotada por empresas dos mais variados segmentos, cujo objetivo é aprimorar seus processos, visando resultados expressivos em seus negócios.

Em suma, o Benchmarking consiste em adotar uma prática existente na própria empresa, disseminando-a para outros setores ou unidades; ou ainda, em outra empresa, seja ela concorrente direta, indireta ou mesmo sem que haja qualquer relação competitiva entre as duas.

Certamente é uma prática comum entre empresas que monitoram seus principais concorrentes. Onde, o principal propósito é identificar o que eles têm de melhor; quais são seus diferenciais e, o que fazem para obter a preferência do consumidor.

Contudo, não se trata, nesse caso, de uma imitação pura e simples.

Conhecer as melhores práticas da concorrência é uma forma de estabelecer bases para superá-las.

Em alguns casos, indústrias de tecnologia adotam essa prática como verdadeiro paradigma estratégico, chegando a fazer uso da espionagem industrial.

Leia também: “Marketing Pessoal: Dicas e Exemplos”

Paradigmas para adoção da prática do Benchmarking

Todavia, o processo não é tão simples quanto parece!

Benchmarking pode representar mudanças mais agudas que, eventualmente, podem mexer com a cultura de uma empresa.

Além disso, identificar práticas que possam contribuir para a melhora de performance de um negócio, é um esforço que requer, primeiramente, um modelo de gestão que seja capaz de mapear os pontos fortes e fracos da própria empresa, assim como seus processos internos.

É importante que os gestores tenham uma visão holística do negócio, que contemple variáveis internas e externas, que podem ser um entrave, inexistente em outras empresas, para a adoção de determinadas práticas.

Por exemplo, se um concorrente lançou uma linha de produtos para um determinado nicho e obteve sucesso. Isso quer dizer que, você obterá o mesmo sucesso criando uma linha de produtos similar?

Não necessariamente!

É preciso saber se sua empresa possui os recursos para a produção desse produto. É preciso, também, conhecer a estratégia envolvendo o produto concorrente, o que inclui posicionamento, cadeia de fornecedores, custo de produção, padrões de comportamento daquele nicho, a comunicação etc.

kim walachai produtora de conteudo

Como aplicar o Benchmarking em seu negócio?

Nada disso inviabiliza o Benchmarking ou o torna menos recomendável.

Atentar para o processo que leva à realização de um bom Benchmarking, é a única forma de acertar no alvo e obter ganhos de performance.

Depois de identificar quais são os seus problemas e as metas a serem atingidas, o passo seguinte é procurar saber como seus principais concorrentes e outras empresas fazem para lidar com demandas semelhantes.

Observação, estabelecimento de parcerias, inclusive com concorrentes, e pesquisas de mercado, são algumas formas de obter informações estratégicas sobre os concorrentes.

O Benchmarking deve fazer parte de um conjunto de opções, que envolva novas tecnologias – inovação de projetos ou até mesmo, aquisições.  Tudo depende do tamanho do negócio e do problema a ser resolvido.

É preciso, também, como já observado, que a empresa saiba estimar o impacto de mudanças trazidas pelo Benchmarking. Dessa forma, as descobertas poderão ser utilizadas com maior assertividade.

Benefícios dessa prática:

  • Melhorias visíveis na organização da empresa;
  • Otimização e redução de custo em processos;
  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Melhora na percepção de valor da marca por parte de seus clientes;
  • Aumento da competitividade e superação da concorrência.

Portanto, se inspirar em grandes concorrentes e desenvolver uma rotina que funcione dentro do seu negócio, pode alavancar seus resultados e fazer com que sua marca se torne uma referência no segmento!

Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Compartilhe com os amigos do Facebook e LinkedIn.

Além disso, deixe seu comentário pra gente saber se você está gostando desse tipo de assunto!

Muito sucesso e até a próxima!

Deixe um comentário