Benchmarking é uma análise estratégica adotada por empresas dos mais variados segmentos, cujo objetivo é aprimorar seus processos, visando resultados expressivos em seus negócios.
Em suma, o Benchmarking consiste em adotar uma prática existente na própria empresa, disseminando-a para outros setores ou unidades; ou ainda, em outra empresa, seja ela concorrente direta, indireta ou mesmo sem que haja qualquer relação competitiva entre as duas.
Certamente é uma prática comum entre empresas que monitoram seus principais concorrentes. Onde, o principal propósito é identificar o que eles têm de melhor; quais são seus diferenciais e, o que fazem para obter a preferência do consumidor.
Contudo, não se trata, nesse caso, de uma imitação pura e simples.
Conhecer as melhores práticas da concorrência é uma forma de estabelecer bases para superá-las.
Em alguns casos, indústrias de tecnologia adotam essa prática como verdadeiro paradigma estratégico, chegando a fazer uso da espionagem industrial.
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Paradigmas para adoção da prática do Benchmarking
Todavia, o processo não é tão simples quanto parece!
Benchmarking pode representar mudanças mais agudas que, eventualmente, podem mexer com a cultura de uma empresa.
Além disso, identificar práticas que possam contribuir para a melhora de performance de um negócio, é um esforço que requer, primeiramente, um modelo de gestão que seja capaz de mapear os pontos fortes e fracos da própria empresa, assim como seus processos internos.
É importante que os gestores tenham uma visão holística do negócio, que contemple variáveis internas e externas, que podem ser um entrave, inexistente em outras empresas, para a adoção de determinadas práticas.
Por exemplo, se um concorrente lançou uma linha de produtos para um determinado nicho e obteve sucesso. Isso quer dizer que, você obterá o mesmo sucesso criando uma linha de produtos similar?
Não necessariamente!
É preciso saber se sua empresa possui os recursos para a produção desse produto. É preciso, também, conhecer a estratégia envolvendo o produto concorrente, o que inclui posicionamento, cadeia de fornecedores, custo de produção, padrões de comportamento daquele nicho, a comunicação etc.
Como aplicar o Benchmarking em seu negócio?
Nada disso inviabiliza o Benchmarking ou o torna menos recomendável.
Atentar para o processo que leva à realização de um bom Benchmarking, é a única forma de acertar no alvo e obter ganhos de performance.
Depois de identificar quais são os seus problemas e as metas a serem atingidas, o passo seguinte é procurar saber como seus principais concorrentes e outras empresas fazem para lidar com demandas semelhantes.
Observação, estabelecimento de parcerias, inclusive com concorrentes, e pesquisas de mercado, são algumas formas de obter informações estratégicas sobre os concorrentes.
O Benchmarking deve fazer parte de um conjunto de opções, que envolva novas tecnologias – inovação de projetos ou até mesmo, aquisições. Tudo depende do tamanho do negócio e do problema a ser resolvido.
É preciso, também, como já observado, que a empresa saiba estimar o impacto de mudanças trazidas pelo Benchmarking. Dessa forma, as descobertas poderão ser utilizadas com maior assertividade.
Benefícios dessa prática:
- Melhorias visíveis na organização da empresa;
- Otimização e redução de custo em processos;
- Aumento da produtividade da equipe;
- Melhora na percepção de valor da marca por parte de seus clientes;
- Aumento da competitividade e superação da concorrência.
Portanto, se inspirar em grandes concorrentes e desenvolver uma rotina que funcione dentro do seu negócio, pode alavancar seus resultados e fazer com que sua marca se torne uma referência no segmento!
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